01 julho 2010

Social Media BR - Mídias Tradicionais em Transformação

Pode até ser redundante dizer que as mídias tradicionais, como os grandes canais de TV, estações de rádio e jornais, estão em trasnformação. Uma vez que esta informação está bem espalhada, não só pelos próprios meios de comunicação, mas pela própria experiência do usuário de internet, no caso você.

Mas este é um fenômeno gerado pelas novas mídias que ainda não é compreendido de maneira geral pelo usuário mais comum, e mesmo por quem produz conteúdo nestas mídias tradicionais. Mais considerável ainda são algumas perguntas trazidas pela noção desta transformação.

Como uma mídia de comunicação pode entrar nesta nova onda de web 2.0 e fornecer valor ao conteúdo que gera dentro das midias sociais? Em que sites é necessário estar presente? Como se comportar lá dentro?

A respostas nem são tão difíceis, uma vez que experiências pessoais dentro da web 2.0 já nos traz um parecer. O problema é que entrar ou não para estas novas plataformas já apresenta em si um risco. Há ligeiras (e importantes) diferences entre ser você e uma grande empresa, dentro das tais redes. O #Fail da internet toma proporções gigantescas em curto espaço de tempo e isso pode ser perigoso às grandes corporações e marcas.

Por isso as experiências de quem já deu certo são tão relevantes. Durante sua participação pelo Social Media BR, Erica Swallow, norte americana responsável pelo site mashable.com, contou o que tem visto de interessante nos sites norte americanos, proporcionando assim uma fonte interessante para os brasileiros que querem se infiltrar nestas nova áreas, que já nem são tão novas assim.

O posicionamento dentro de redes sociais sempre depende do serviço oferecido pelos sites e do seu objetivo dentro da web. Por exemplo, se sua marca ou companhia não trabalha com geração de vídeos e não tem intuito de ter uma equipe para tanto, por que abrir um perfil no you tube?

Como você bem deve saber existem diversas redes de relacionamento, cada uma tendo um foco principal. Flickr para fotos, You Tube, Vimeo e Daily Motion para vídeos, Twitter para textos rápidos e comunicação mais instantânea, Four Square para geolocalização, Form Spring para interação entre usuários etc.

Estas são algumas das principais. Mas em que elas são ou podem ser úteis para o seu plano? Por mais insatisfatória que seja a resposta, ela acaba sendo ‘depende’. Resta pesquisar qual site se presta como ferramenta a seus intuitos ou qual site pode ter seu serviço adaptado ao que você está acostumado a oferecer.

Tem um site de crítica a restaurantes? Que tal uma conta no Four Square onde você dá um teaser rápido aos seus seguidores dizendo onde está e o que está achando, para depois completar com a opinião em seu site? Seu público vai ficar esperando!

É desta maneira que você chega a um ponto importante de interação com o consumidor da sua informação: o engajamento. Há uma frequência de consumo por parte de quem acompanha seu trabalho. Qual é esta frequência? É necessário descobrí-la para alimentar os seus e estabelecer o seu perfil de gerador de informação. E isso, sinto muito mas não há fórmula, é com você.

Talvez você se pergunte como a ‘frequência’ pode engajar o seu público, certo? De maneira simples: satisfazendo-o quando ele acha necessário. Isto também pode ser feito através de timing, distribuindo o imediato. Por que guardar para depois o que se pode entregar agora? Mas será que agora é a hora certa para distribuir? Viu, tudo é uma questão de frequência. E é você quem sente o que seu público quer.

Outro engajamento se dá com a distribuição não apenas da informação gerada por você. Seu público está envolvido contigo em redes sociais, na grande maioria das vezes, pelo conteúdo que você distribui, e não pela marca que você representa. Se o que ele consome é conteúdo, por que não assumir que outros geradores de conteúdo têm produtos tão interessantes quanto os seus.

O twitter e o facebook são ferramentas que ajudam neste sentido. Através deles você pode distribuir links com conteúdos de outros, tornando-se uma referência. Pense que desta maneira você acaba sendo mais completo.

Mas o mais competente nas questões de engajamento é interagir. Faça perguntas e responda quando for necessário. Não fuja desta relação. E seja sempre educado, inclusive com que não lhe tratar desta maneira.

A performance das Mídias Tradicionais também mudou em relação a promoção de seu conteúdo. Há diversos widgets na web que podem fazer isso e, assim como as redes sociais, eles precisam ser escolhidos de acordo com as suas necessidades.

O que são widgets? São ferramentas virtuais relacionadas a sites que oferecem serviços. Exemplo, você tem uma página no facebook, que tal mostrar em seu site o rostinho de quem te segue por lá? Há widgets que fazem isso. São códigos na maioria das vezes oferecidos pelos próprios prestadores de serviço, como neste caso o Facebook. Geralmente são gratuitos e o procedimento não poderia ser mais simples: copiar e colar.

Porém esses widgets têm seu lado ruim. Eles podem deixar você mais preguiçoso, fazendo com que apenas replique conteúdo. Evite o eletrônico ou espelhado. Replicar no facebook o que você apresenta no twitter não acrescenta nada e ainda pode deixar algumas pessoas irritadas, afinal algumas estarão contigo nestas duas mídias.

Porém tornar os processos automatizados também não é pura vilania ou preguiça cibernética. Quanto mais fácil for para o seu consumidor distribuir a sua informação, melhor.

Pense por exemplo num site que apresenta em sua barra lateral algumas twittadas que as pessoas andam dando sobre ele. Não seria ainda mais eficiente se aquela barra oferecesse a opção do leitor dar RT no que lê ali?

São idéias como esta que geram um fluxo ainda maior de informação sobre você na web. Isso é dar a si oportunidades de aumentar sua relevância.

Neste aspecto o uso de widgets pode ser ainda mais interessante, mas tudo deve ser colocado na balança.

Há que se tomar cuidado com a quantidade deles, afinal você não vai querer perder a sua identidade para uma porção de identidades menores, certo? E pense assim: redes sociais vêm e vão, o seu espaço deve estar pronto para recebê-los e deixá-los ir.

Enquanto a hora de ir não chega, que tal mostrar quem curtiu sua página oficial no facebook em sua barra lateral? Mais pessoas podem te \'curtir\' ao ver que outras também curtiram.

E isso evidencia um fato importante, afinal muito mais do que as redes sociais mudarem as mídias tradicionais, o que temos na verdade são as pessoas mais unidas modificando a forma de distribuição da comunicação.

Neste aspecto somos todos iguais, portanto servimos como ótimos termômetros do que podemos e do que queremos consumir. Você ou sua marca está em acordo com estas possibilidades?


Fonte: TV Cultura



Enhanced by Zemanta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falaaê.

Twitter Facebook Favorites

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code