19 dezembro 2009

Cores e Criação

Cores. Tão importantes e quase incompreendidas. Quem nunca ouviu algo como: “Coloca azul e amarelo, é a cor do brasão da minha família.”
Sem faltar com respeito à família e seu brasão, vamos deixar claro que cores em um processo de criação e design de uma marca, vai muito alem da homenagem a família. Existe um estudo sobre a marca e seus consumidores, avaliando quais emoções o logotipo deve transmitir, associando a partir daí a combinação certa de cores.



As cores produzem efeitos nas pessoas, elas estabelecem associação com 160 sentimentos, são sensações distintas, do amor ao ódio, do otimismo a tristeza, da elegância a desonestidade, do moderno ao antiquado, etc.
Cores e sentimentos não se combinam de forma sentimental, suas associações não são questão de gosto, mas experiências universais profundamente enraizadas desde a infância em nossa linguagem e em nosso pensamento.
O simbolismo psicológico e a tradição histórica permitem explicar por que isto é assim.


A criatividade é formada por um terço de talento, outro terço de influencias exteriores que fomentam certos talentos e outro terço de conhecimentos adquiridos sobre o domínio em que se desenvolve a criatividade.
Quem não sabe nada sobre os efeitos universais e o simbolismo das cores e apenas se fia na intuição, estará sempre em desvantagem em relação aqueles que possuem conhecimentos adicionais.
Saber usar as cores previne problemas de marketing, comunicação e conseqüentemente economia de verba.


Que efeitos produzem cores?
Conhecemos mais sentimentos do que cores. Por isso, cada cor pode produzir efeitos distintos, freqüentemente contraditórios. Uma mesma cor atua em cada ocasião de forma diferente.
O mesmo vermelho pode ser erótico ou brutal, inoportuno ou nobre. O mesmo verde pode parecer saudável ou venenoso, ou tranqüilizante. Um amarelo radiante ou que fere.


A que se devem esses efeitos tão particulares? 
Nenhuma cor aparece isolada; cada cor esta rodeada de outras cores. Num efeito intervém varias cores. Uma combinação de cores.


O que é uma combinação cromática?
Uma combinação cromática é composta por aquelas cores mais freqüente a um determinado efeito. As cores iguais é que se relacionam com os sentimentos e as impressões semelhantes. Algaravia e animação, por exemplo, associam-se as mesmas cores que a atividade e energia. A fidelidade, as mesmas cores que confiança.
Uma combinação cromática não é nenhuma mistura acidental de cores, mas um todo inconfundível.
Tão importantes como as cores isoladas mais referidas, são as cores associadas.
O vermelho com o amarelo e o laranja produz um resultado diferente ao do vermelho combinado com o preto ou o violeta, o efeito do verde com o preto não é o mesmo que o verde com azul. A combinação cromática determina o efeito da cor principal.


Como o contexto determina o efeito?
Nenhuma cor carece de significado. O efeito de cada cor esta determinado pelo seu contexto, ou seja, pela ligação de significados na qual entendemos a cor. A cor do vestuário valoriza-se de uma maneira diferente à de uma casa, alimento ou objeto artístico.
O contexto é o critério que determina se uma cor é agradável e adequada ou falsa e com falta de gosto. Uma cor pode aparecer em todos os contextos possíveis, na arte, no vestuário, nos artigos de consumo, na decoração de uma moradia e desperta sentimentos positivos e negativos.


Acredito que é isso.


Vou ser mais constante com as postagens e trazer cada vez mais, conteúdo diferente para adicionar a seu cérebro.


T+.

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